Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail

Boterkoek Holandês

00:30 Postado por Paulo RT



N o obrigatório livro 'Larousse das Sobremesas', de Pierre Hermé, na sessão de cakes, há uma receita sem foto muito fácil de fazer, trata-se do Boterkoek Holandês. Ótimo para comer acompanhado de um bom e velho chá preto (recomendo um Ceylon ou Darjeeling) numa tarde de chuva ou a qualquer hora.
Confira a receita:


  • 200 g de açúcar
 • 10 g de fermento em pó
 • uma pitada de sal
 • 100 g de amêndoa moída
 • 100 ml de leite
 • 2 ovos


Preaqueça o forno a 180°C.
Corte a manteiga em pedacinhos e deixe-a amolecer à temperatura ambiente.
Peneire juntos a farinha e o fermento em pó sobre a mesa de trabalho, e abra uma cova. Coloque o sal, o açúcar e a amêndoa moída dentro dela. Misture bem e abra novamente uma cova.
Coloque nela os pedaços de manteiga, depois os ovos e trabalhe com a ponta dos dedos até que eles fiquem bem incorporados. Adicione o leite e amasse até que a massa fique lisa.
Unte uma fôrma com furo central de 22 cm de diâmetro. Abra a massa, disponha-a na fôrma e leve ao forno por 30 a 40 minutos, controlando o cozimento com a ponta de uma faca, que deve sair seca.


PH recomenda cobrir com mousse de chocolate ou creme inglês. Experimentei com as duas alternativas, mas preferi de longe o creme inglês, embora se recomende fazer na véspera. Deixo então a receita do creme com as quantidades (125 g de creme) adaptadas para servir esse delicioso cake:

Creme Inglês
  • 1 fava de baunilha
 • 38 ml de leite integral
 • 50 ml de creme de leite fresco
 • 1 gema
 • 20 g de açúcar


 Abra as favas de baunilha ao meio e raspe os grãos. Coloque as favas e os grãos numa panela; adicione o leite e o creme de leite; deixe levantar fervura, depois mantenha em infusão por 10 minutos. Numa vasilha, bata as gemas com o açúcar durante 3 minutos, depois despeje aos poucos o leite com baunilha, sem parar de mexer. Recoloque tudo na panela e deixe cozinhar o creme em fogo médio, sem parar de mexer, até 83°C, evitando sobretudo que ele ferva. Depois retire-o do fogo e mexa-o devagar para que se torne perfeitamente homogêneo. Ele está então no ponto de fio leve: ao passar o dedo sobre a colher, este deixa sua marca. Passe-o por uma peneira fina colocada sobre uma grande tigela. Mergulhe-o imediatamente num recipiente cheio de gelo: o creme, cujo cozimento é assim interrompido, conserva-se melhor. Deixe esfriar, mexendo de tempos em tempos, e leve à geladeira ( 4 °c) por 24 horas.




Antes de colocar a massa na forma, adicionei pistache grosseiramente moido que ficaram no fundo dela.
Aparecem sob o creme cheio de sementes de baunilha.

You can leave a response, or trackback from your own site.

1 Response to "Boterkoek Holandês"

  1. Lau Verrengia Said,

    Ai, eu vejo a foto desse Boterkoek e fico aqui sofrendo ao lembrar do sabor que senti quando comi um pedaço dele. Tem um sabor intenso de amêndoas e é um cake bem macio.
    É delicioso com creme inglês, prefiro!
    Nem me fala das sementinhas mágicas, nem precisava tanto.

    Beijos e não esquece de fazer uma surpresa pra mim qualquer dia com essa receita, ta? rs

    Posted on 24 de setembro de 2009 às 14:38

     

Postar um comentário

featured-video