Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune
Subscribe to Zinmag Tribune by mail

Extrato e Açúcar de Baunilha

22:00 Postado por Paulo RT




A Baunilha tem sua História intimamente ligada a outra maravilha: O Chocolate!
Os Astecas já a utilizavam para temperar o 'chocolatl' quando os espanhois entraram em contato com os antigos senhores do México. Eles a chamavam de 'tlilxochitl', que significa literalmente flor negra, nome dado, claro, ao fruto maduro, já que a flor é branco-amarelada.
Antes da polinização manual, a orquídea (Vanilla planifolia) que dá seu fruto era polinizada naturalmente por uma abelha do gênero Eulaema.


Por mais interessante que seja o universo da Baunilha, nada melhor que seu aroma e sabor, e da importância na confecção de bolos, cremes, sorvetes e tantos outros usos.
Não consigo imaginar minha cozinha sem favas, extrato e açúcar aromatizado com ela.
Então vou compartilhar como eu faço:


Extrato de Baunilha


O melhor Extrato de Baunilha é aquele que nós mesmos fazemos, pois sabemos do que foi feito e escolhemos a melhor baunilha, sabemos que não há corante ou outra química. Saberemos a qualidade de todos os ingredientes utilizados.
Sempre poderemos repor, então nunca deixaremos de ter. Segue a receita que eu uso:

Para 1/2 litro de Extrato:


• 4 ou 5 favas de baunilha
• 300 ml de água mineral
• 200 ml de álcool de cereais



Consiga uma garrafa de meio litro e ferva-a para esterilizá-la.
Coloque a água e o álcool de cereais na mesma temperatura (para que o líquido não fique opaco).
Corte em sentido longitudinal, com uma faca afiada, as 6 favas, preservando as pontas e coloque-as dentro da garrafa.
Feche e agite bem.
Guarde a garrafa em lugar fresco e protegido da luz. Agite sempre que lembrar por 2 meses.
Sempre que a garrafa chegar a metade, podemos repor com água e álcool de cereais (compro na rua Sta Rosa próxima do Mercadão em São Paulo), lembrando de manter a proporção de 3 partes de água para 2 de álcool. Quando o perfume perder sua força, deve-se substituir algumas favas mais antigas.


Açúcar Baunilhado


Sempre que uso as sementes com as favas quando fervo os cremes, aproveito as favas. Lavo-as e deixo secando sobre um papel toalha por aproximadamente 1 semana. Então corto-as em pedaços de aproximadamente 10 cm e enrolo-as em voal e amarro com barbante.
Deixo assim dentro de um pote de vidro com fechamento hermético onde conservo o açúcar de confeiteiro. A cada dia, o perfume se torna cada vez mais intenso. Na verdade não faço um açúcar especial, sempre que uso este açúcar, já vem aromatizado!


Considerações finais:Muitas pessoas fazem o Extrato com alguma bebida como vodka ou cachaça, no lugar do álcool de cereais com água. Pois bem, o álcool tem como finalidade conservar. As bebidas que já são diluidas em água (daí o teor alcóolico). Penso que a solução que apresentei seja mais isenta de outras substâncias como cereais ou outro agente que possa interferir no sabor, ainda que se dilua com o tempo.


Com o açúcar, alguns moem a casca das favas. Acredito que seja desnecessário, pois além de deixar alguma granulação, por mais que se coe, interferindo na textura de algum creme. A simples presença da casca empresta um aroma na medida.
You can leave a response, or trackback from your own site.

0 Response to "Extrato e Açúcar de Baunilha"

Postar um comentário

featured-video